“Ghetto Tarot”: unboxing & comentário


A fotógrafa, cineasta e taróloga belga Alice Smeets conheceu, no Haiti, o grupo “Atis Rezistans”, um coletivo de moradores de algumas comunidades (chamadas “guetos”) de Port-au-Prince.
O que mais a entusiasmou e inspirou foi ver como esse grupo trabalhava no resgate dos seus próprios valores e identidade, combatendo assim, de maneira pacífica e altamente criativa, o preconceito e ignorância, re-significando, até mesmo a palavra “gueto”, tirando dela o sentido pejorativo de isolamento e desclassificação social, para atribuindo-lhe novos e preciosos valores, tais como: comunidade, família, solidariedade, força e enorme criatividade. Isso, sem dúvida, foi e é um ato de Inspiração.
A fotógrafa pediu que os integrantes do grupo posassem para as fotos que são clara e propositadamente baseadas nas pinturas feitas pela artista plástica Pamela Colman-Smith, no início do século passado, para o deck de tarot hoje conhecido como Rider-Waite.
O coletivo “comprou” de pronto a ideia e não só posaram como escolheram as locações mais adequadas e produziram os acessórios utilizados. Aliás, todos os “objetos de cena” são feitos com material reciclado (uma das características desse grupo de artistas) e figurinos próprios, usados no seu dia a dia.
O resultado, como se pode muito bem verificar, é um fantástico deck de cartas onde cada lâmina parece ter vida própria. A humanidade imbuída na composição de cada carta traz o Tarot ainda mais próximo de quem dele se utiliza, mostrando-o à luz da contemporaneidade, em ambientes, faces, roupas, objetos que fazem parte da cultura e do ambiente plural de todas as sociedades.

Fotógrafa: Alice Smeets
Artistas e Modelos: Grupo Atis Rezistans
Site: http://www.ghettotarot.de

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s